Secretário da Defesa Civil do Rio sobrevoa hoje área atingida por rompimento de dique

05/01/2012 - 12h54

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, sobrevoa hoje (5) as cidades de Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes e Italva, nas regiões norte e noroeste do estado para verificar a situação após o rompimento de um dique em Campos na manhã desta quinta-feira.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a rodovia BR-356, que funcionava como um dique, não suportou a força da água do Rio Muriaé, que nasce em Minas Gerais e corta cidades fluminenses.

Em nota, a Defesa Civil informou que áreas de três comunidades foram alagadas em consequência do rompimento: Outeiro, em Cardoso Moreira, e Três Vendas e Sapucaia, em Campos. Cerca de 4 mil pessoas estão sendo removidas.

O órgão também informou que em Laje do Muriaé, cidade que havia decretado estado de emergência depois das enchentes provocadas pelas chuvas dos últimos dias, o nível da água do Rio Muriaé baixou 1,20 metro. A expectativa é que continuará diminuindo 5 centímetros por hora. Desta forma, todos os pontos de alagamento na cidade devem ser eliminados até amanhã (6). A prefeitura espera iniciar então os trabalhos de limpeza e higienização na região.

Segundo o último balanço, divulgado na noite de ontem (4), o número de desalojados pelas chuvas no estado chega a 22,8 mil e o de desabrigados passa de 1,7 mil. Um óbito foi registrado em Laje do Muriaé.

Edição: Talita Cavalcante