Governo monta base em Itaperuna para apoiar municípios atingidos pelas enchentes no norte e noroeste do Rio

04/01/2012 - 23h56

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A cidade de Itaperuna vai ser a base da Secretaria de Estado de Saúde para servir de apoio às cidades afetadas pela chuva no norte e noroeste fluminense. A decisão foi tomada após visita hoje (4) do secretário Sérgio Côrtes às duas.

Côrtes e as equipes de Vigilância e Atrenção à Saúde da secretaria estiveram nos municípios de Laje do Muriaé, Cardoso Moreira, Santo Antonio de Pádua, Italva e Itaperuna.

“A percepção que eu tenho é que as enchentes que atingiram fortemente às regiões norte e noroeste do estado, em 2009, deixaram uma lição às prefeituras. Hoje, elas estão bem mais organizadas do que naquela época. Na maioria das cidades que visitamos hoje, as ações foram rápidas para evitar danos maiores à população e já havia um planejamento para prevenção de doenças”, disse o secretário.

Já foi autorizado o envio de kits calamidade para os municípios e a entrega de salas de estabilização (espécie de unidade de tratamento intensivo) e de raios-x para Laje do Muriaé e Cardoso Moreira. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool.

O secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, se reuniu com bombeiros e técnicos da Defesa Civil e definiu a estratégia do governo do estado para a distribuição dos itens alimentícios e água potável para as famílias desabrigadas.

Além do caminhão da Secretaria de Assistência Social, que chega amanhã (5) em Itaperuna, mais seis caminhões da Defesa Civil levarão comida e água para as vítimas das chuvas. Segundo o secretário, existe ainda a possibilidade da Defesa Civil nacional enviar donativos para o estado.

 

Edição: Aécio Amado