Governo cubano começa a abrir economia interna com financiamento de reforma e construção de casas

04/01/2012 - 15h41

Carolina Pimentel*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir do próximo dia 15, o governo de Cuba vai conceder ajuda financeira para os cidadãos interessados em reformar e até mesmo construir suas casas. Os recursos são para a compra de material de construção e o pagamento de mão de obra, segundo informações do jornal oficial do país, Granma. A iniciativa faz parte de um plano do governo do presidente cubano, Raúl Castro, de abertura da economia interna.

De acordo com o diário, a ajuda será destinada a famílias, beneficiadas ou não por programas de assistência social, afetadas por desastres naturais, como ciclones, inundações, deslizamentos de terra e incêndios. Pessoas que vivem em condições vulneráveis e sem renda suficiente para custear uma reforma também serão beneficiadas.

Conforme as regras, os recursos virão da venda dos materiais de construção em cada província da ilha. Ao receber a ajuda, o beneficiário deverá assinar um contrato no qual assume o compromisso de usar o dinheiro somente para reforma da casa ou reconstrução da mesma.

A concessão deste tipo de ajuda está prevista na legislação aprovada no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. Com essa medida, conforme o diário, o governo cubano quer acabar com o repasse de subsídios indevidos.

A economia cubana passa por um momento bastante delicado, como admitem as autoridades do país. A situação se agravou devido ao embargo norte-americano que atinge operações bancárias, financeiras e econômicas desde 1962.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

 

Edição: Lana Cristina