Chuva complica trânsito em estradas de Minas Gerais

02/01/2012 - 11h46

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No primeiro dia útil do ano, o motorista encontra problemas para transitar nas estradas de Minas Gerais. O estado registra, pelo menos, 40 rodovias estaduais e duas federais com restrição de tráfego. A BR-418 é uma das mais atingidas. Na altura de Teófilo Otoni, o trânsito o ocorre em em meia pista em seis trechos por causa de erosões. Na BR-482, cinco trechos também estão em meia pista por causa de problemas no asfalto.

A Polícia Rodoviária do estado registra ainda a queda de, pelo menos, quatro pontes em diversas estradas. Na MG-423, no entroncamento da BR-352 com Papagaios, o tráfego está interrompido. Assim como na MG-117, na altura de Baguari e Paulistas, no entroncamento da BR-040 com Porto Diamante e no entroncamento da BR-262 com Florestal.

A previsão é que chova ainda mais na região, pelo menos, até quinta-feira (5). Segundo a Defesa Civil do estado, 44 municípios estão em situação de emergência com mais de 9 mil pessoas desalojadas (tiveram de deixar suas casas) e 404 desabrigadas (perderam a casa).

Por conta da chuva, um prédio de dois andares no bairro de Caiçara, região noroeste de Belo Horizonte, desabou hoje (2) de madrugada. Um homem de 46 anos morreu e uma mulher foi resgatada com diversos ferimentos. Essa foi a terceira morte em decorrência da chuva no estado. As outras duas ocorreram em Reduto e em Governador Valadares.

A Defesa Civil do estado registra ainda o desaparecimento de uma mulher de 74 anos em Santo Antônio do Rio Abaixo após uma forte chuva, na quinta-feira (30). Durante o fim de semana, Ouro Preto registrou o destelhamento e desabamento de diversas casas.

A orientação é para que as pessoas evitem passar por áreas alagadas, a pé ou de carro, observem sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas e abandonem suas casas preventivamente, caso estejam em área de risco. Além disso, é preciso evitar o acúmulo de lixo em vias públicas, porque pode prejudicar o escoamento da água.

Edição: Talita Cavalcante