Quiosques de praias cariocas são autuados por vender comida em condições inadequadas

31/12/2011 - 14h52

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro-  A prefeitura da capital fluminense multou hoje (31) 11 quiosques localizados na orla entre os bairros de Copacabana e do Leblon, na zona sul. Durante a ação para  verificar as condições de higiene, de comercialização, de conservação e de preparo de alimentos, 43 estabelecimentos - entre quiosques e restaurantes - foram vistoriados por agentes da vigilância sanitária.

De acordo com o balanço da operação divulgado pela Secretária Municipal de Saúde, a maior parte dos autos de infração foi aplicada por falta de higiene e por alimentos impróprios para o consumo. Os agentes encontraram, por exemplo, quiosques infestados por insetos e funcionários manuseando a comida e o dinheiro sem usar luvas ou lavar as mãos, o que pode contaminar a comida.

Equipes da vigilância  também jogaram fora 25 quilos de pescado que estavam fora da temperatura ideal de conservação e distribuiu 29 termos de intimação por problemas de estrutura nos estabelecimentos. Em cada caso há um prazo para os responsáveis providenciarem a solução dos problemas apontados pelos fiscais.

Nenhum dos restaurantes e quiosques fiscalizadas neste sábado chegou a ser interditado na ação.

Edição: Andréa Quintiere