No México, autoridades localizam quatro corpos e investigam ligação com cartéis

29/12/2011 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Autoridades do México localizaram quatro corpos na cidade de Culiacán, no Noroeste do país, na região de Sinaloa. Os corpos tinham marcas de tiro. Um comunicado do Ministério Público do Estado (OTP) informou que os corpos eram de quatro homens, sendo que dois deles eram pai e filho. O governo do presidente mexicano, Felipe Calderón, trava uma guerra contra os cartéis de drogas e pessoas. Pelo menos dez grandes atuam no país.

Depois de cinco anos de combate ao crime organizado no país, as autoridades estimam mais de 45 mil mortes no México em decorrência de conflitos entre grupos de crime organizado e forças policiais e das Forças Armadas.

De acordo com as autoridades, os cadáveres estavam em um veículo roubado há três meses e estacionado em uma estrada próxima a Culiacán. As vítimas foram identificadas com os nomes de Carlos Alberto Rocha, Carlos Rocha, José Jimenez e Daniel Pardo.

O Ministério Público do Estado investiga o crime. Ontem (28) a promotoria do estado de Nuevo León, no Norte do México, informou ainda ter localizado três valas comuns com pelo menos sete corpos.

Segundo investigações, os crimes estão relacionados com o crime organizado. Porém, os policiais ressaltam que nem todas as mortes violentas no norte podem ser atribuídas a disputas entre cartéis de drogas.

Em 24 de novembro, 23 corpos, todos do sexo masculino, foram encontrados em duas vans e um carro abandonados no centro de Guadalajara, no Oeste do México. As autoridades atribuíram o crime a traficantes devido a uma mensagem encontrada em um dos veículos.

 


*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur   //   Edição: Lílian Beraldo