Escola localizada na Mangueira abre cursos profissionalizantes para atender moradores da região

27/12/2011 - 18h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Escola de Artes Técnicas Luis Carlos Ripper (EAT), localizada na Rua Visconde de Niterói, no Morro da Mangueira, está com inscrições abertas para 1.425 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em atividades ligadas ao carnaval e ao teatro. A maioria das vagas é para o turno da noite. O período de inscrições vai até o dia 10 de janeiro. As vagas estão distribuídas em cursos como operador de som, efeitos especiais, pintura cênica, maquinista teatral, carpinteiro teatral, costura cênica, fantasia de carnaval, maquiagem e caracterização.

A comunidade da Mangueira foi recentemente pacificada e no local instalada uma Unidade de Polícia Pacificadora. A abertura dos cursos tem por objetivo atender os moradores da região. “Estamos implantando sete novos cursos e mais o turno da noite com a pacificação da comunidade. Isso significa um ganho para a escola que já é considerada até pela Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] um dos maiores programas de inclusão social de toda a América Latina”, disse a diretora da unidade, a atriz Jalusa Barcelos.

Ainda de acordo com Jalusa Barcelos, as inscrições são feitas por ordem de chegada na própria unidade. O aluno deve ter no mínimo 16 anos de idade e ser alfabetizado. Segundo ela, para fazer a matrícula, o candidato deve levar cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

 

Edição: Aécio Amado