Empresas argentinas devem ampliar negócios em 71% em 2012

26/12/2011 - 15h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O Centro de Estudos de Produção (CEP) da Argentina anunciou hoje (26) que existem perspectivas de que as grandes empresas do país aumentem sua produção, em média, em 71% em 2012. De acordo com dados do CEP, 54% das empresas elevarão o número de empregados, enquanto 76% vão investir na expansão da capacidade de produção e a metade pretende aumentar as exportações.

Os dados do CEP foram transmitidos para o Ministério da Indústria da Argentina. Há nove anos, o centro pesquisa o comportamento das cem maiores indústrias do país. "Quase 80% das grandes empresas vão continuar investindo no próximo ano, ampliando sua capacidade de produção, que é a chave para o crescimento contínuo", disse o ministro da Indústria, Debora Giorgi.

Em 2010, 75% das empresas analisadas pela pesquisa aumentaram suas vendas para o mercado local e, até 2012, quase 90% das indústrias pretendem ampliar seus negócios. Segundo o relatório, a Argentina chegou a uma taxa histórica de investimento em 26,2% do produto no terceiro trimestre, aumentando nos primeiros nove meses em 24,4% - também considerada taxa recorde.

A pesquisa da CEP constatou ainda que a demanda por mão de obra especializada é elevada. Em 2010, 65% das empresas acrescentaram novos trabalhadores. Para 2012, a perspectiva é que 94% permaneçam com empregos estáveis e com tendência à ampliação.
 

*Com informações da agência pública da Argentina, Telam.

Edição: Aécio Amado