Cuba amplia prazo para interessados em trabalhar em atividades não estatais

26/12/2011 - 13h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  O governo do presidente de Cuba, Raúl Castro, ampliou para o dia 1º (domingo) o prazo para que os interessados possam aderir ao programa de iniciativa privada envolvendo profissionais como carpinteiro, fotógrafo, estofador, serralheiro, relojoeiro, sapateiro, mecânico de equipamentos, joalheiro, artesão de colchões, eletricista, entre outros. Atualmente cerca de 360 mil cubanos já aderiram ao programa.

Por essa norma, barbearias e salões de beleza estão incluídos nas atividades privadas. No entanto, os edifícios e os contratos permanecem sob controle do Estado de Cuba. De acordo com as autoridades cubanas, os horários e valores cobrados serão definidos pelos responsáveis pelos serviços.

As regras foram definidas pelo Ministério do Comércio Interno, Trabalho e Finanças e Preços que comanda o programa de adesão. Pelo organograma do governo cubano, a adesão deve seguir uma ordem que começa pelas províncias de Pinar del Rio, Havana, Matanzas, Villa Clara, Ciego de Ávila e Las Tunas, depois o restante do país.

Desde abril, Cuba intensificou a abertura da sua economia a partir das diretrizes aprovadas no 6º Congresso do Partido Comunista. De acordo com as autoridades, a iniciativa quer aumentar a produtividade e eficiência do país, que vive com dificuldades econômicas geradas pelo embargo norte-americano que atinge o país desde 1962.

 


*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina   //   Edição: Lílian Beraldo