Crescimento econômico do Brasil veio para ficar, diz Mantega

26/12/2011 - 19h21

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Brasil está “se consolidando entre os países que mais estão crescendo no mundo ao longo do tempo”, disse o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar o estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa para Economia e Negócios, que apontou o Brasil como a sexta maior economia do mundo, superando o Reino Unido. Mantega deu a declaração em breve entrevista fechada a emissoras de TV, entre elas a TV Brasil, na tarde de hoje (26), em São Paulo.

“Isto é algo que veio para ficar porque nós observamos que vários países do mundo estão em crise e vão continuar crescendo lentamente, como é o caso dos países europeus. Nos tornamos a sexta economia do mundo, porque passamos o Reino Unido e temos chances de continuar passando outros países europeus, que vão continuar em marcha lenta nos próximos anos”, disse o ministro.

Mantega disse ainda que os desafios do Brasil são a de manter o dinamismo e “enfrentar os problemas que essa crise nos coloca”. Entre estes problemas, o ministro citou a falta de crédito internacional e o aumento da “concorrência predatória”.

De acordo com o ministro, o Brasil poderá chegar em 2015, a ser a quinta economia do mundo, caso a economia do país continue crescendo. “Podemos aumentar a nossa média de crescimento e crescer mais do que 4%, em média, nos próximos anos”, disse o ministro.

Para Mantega, apesar de ser agora a sexta maior economia do mundo, o Brasil ainda não pode ser considerado um país avançado. “Temos que melhorar o padrão de vida da população ainda mais. Melhorar a saúde, a educação, dar mais possibilidade para que todos possam adquirir a casa própria. Ainda temos muitos desafios pela frente para chegarmos ao padrão europeu”.
 

Edição: Rivadavia Severo