Aluguel social será prorrogado na região serrana fluminense

25/12/2011 - 15h07

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As cercas de 7 mil famílias da região serrana fluminense que perderam suas casas com as chuvas no início deste ano e recebem o aluguel social do governo estadual terão o benefício prorrogado por mais um ano. De acordo com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, na próxima quarta-feira (28) serão disponibilizados R$ 42 milhões para o pagamento dos valores correspondentes. Inicialmente, o aluguel social seria pago até janeiro de 2012.

“O governo está disponibilizando esse dinheiro para passarmos o ano de 2012, que é quando teremos parte das moradias sendo entregues, principalmente em Nova Friburgo e em Teresópolis”, afirmou.

A expectativa, de acordo com Pezão, é que os primeiros imóveis, construídos por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, estejam prontos em dezembro do ano que vem. Ao todo, serão erguidas aproximadamente 7.200 unidades habitacionais.

Para o pedreiro Marcelo Pires, casado, pai de três filhos, a prorrogação do pagamento do aluguel social é fundamental, já que sem esses recursos não seria possível arcar com os custos da nova moradia, no bairro São Pedro, em Teresópolis. Com a enxurrada, a casa onde vivia com a família, na localidade de Campo Grande, foi interditada.

“Ainda não consegui reconstruir minha vida e sem esse dinheiro não teria condições de pagar o aluguel. Precisei deixar minha casa porque o bairro onde morava ficou destruído. Só voltei lá para retirar alguns pertences, mas nem quero ir de novo porque as lembranças são muito ruins. Perdi muitos amigos e alguns deles ainda estão soterrados por lá”, contou.

Edição: Graça Adjuto