Receita faz apreensão recorde de produtos piratas em Santa Catarina

22/12/2011 - 16h45

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Receita Federal fez hoje (22) a maior apreensão de mercadorias piratas já registrada em uma única operação. No Porto de Itajaí (SC), os agentes apreenderam cerca de 260 toneladas de produtos falsificados de marcas de grife. A carga estava em 13 contêineres que vieram da China e seriam distribuídos em todo o país.

De acordo com a Receita, a apreensão foi a maior em volume de mercadorias numa única operação. Entre os itens confiscados, estão relógios, camisas, bermudas, tênis, óculos, ternos e bolsas. Até lentes de contato falsificadas foram encontradas.

O valor de mercado dos produtos supera R$ 50 milhões. Apenas parte da carga de óculos alcança o valor de quatro milhões de reais. A apreensão teve início por meio de investigação da alfândega da Receita em Itajaí, que descobriu a falsa declaração de conteúdo ao fazer a verificação física da carga.

Segundo a Receita, as empresas importadoras são de cidades do estado de São Paulo. A Receita Federal está investigando possível relação entre elas. A operação foi batizada de Barba Negra, em referência a um dos piratas mais famosos da história. As mercadorias falsificadas serão encaminhadas para destruição depois dos trâmites legais.

Edição: Fernando Fraga