Pedidos de registro de marcas e patentes batem recorde em 2011

22/12/2011 - 18h51

Da Agência Brasil

Brasília - Os indicadores de propriedade intelectual fecham o ano com recorde de pedidos de marcas e patentes. Muitos são de empresas estrangeiras, embora a crise econômica internacional tenha afetado países da Europa e Ásia, além dos Estados Unidos. De acordo com dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), até o momento foram registrados 30.617 pedidos de patentes e 143.435 de marcas.

Para o presidente do instituto, Jorge Ávila, o crescimento da indústria nacional e a imagem brasileira no exterior são dois fatores que favorecem o aumento do número de registros. “Os brasileiros tiveram, este ano, a possibilidade de atuar de maneira mais ativa nos mercados mais intensivos em conhecimento. Então, há um interesse crescente dos brasileiros de participar de sistemas de inovação e registrar patentes e marcas. E há um interesse crescente também de empresas estrangeiras pelo Brasil, que faz com elas venham, com mais intensidade, buscar proteção para suas marcas e patentes no nosso país”.

A expectativa de Ávila é que os números do próximo ano superem os de 2011. Isto porque marcas e patentes estrangeiras têm prazo de 30 meses para ser aceitas. O presidente do instituto estimou ainda que, até o dia 31, o total de pedidos de patentes chegue a 35 mil e o de marcas, perto de 150 mil.

Edição: Vinicius Doria