Comissão suspende discussão do Orçamento

22/12/2011 - 16h10

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senador Vital do Rego (PMDB-PB), suspendeu novamente a reunião de votação do projeto do Orçamento da União para 2012, mas marcou nova sessão às 16h30.

A suspensão foi decidida para que o relator, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), analise os 303 destaques (propostas de emendas ao texto) apresentados pelos integrantes da comissão. A interrupção também serviu para que a segurança do Legislativo tente retirar os servidores do Judiciário e do Ministério Público da União e aposentados que bloqueiam a entrada do plenário onde a comissão estava reunida.

Na saída da sala, o deputado Arlindo Chinaglia foi cercado e xingado pelos manifestantes, que tentaram também agredi-lo, mas foram impedidos pela Polícia Legislativa. Ele é o principal alvo dos protestos dos servidores da Justiça e do MPU e dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo, por ter se negado a incluir em seu parecer previsão de reajustes dos vencimentos dessas categorias.

Se o parecer de Arlindo Chinaglia for aprovado, o texto será encaminhado para votação no plenário do Congresso Nacional (sessão conjunta de Câmara e Senado), que tem reunião marcada para as 16h para votação de 16 projetos de créditos suplementares do Executivo.

Edição: Fernando Fraga