Aeroviários em greve fazem protesto no Aeroporto de Congonhas

22/12/2011 - 11h25

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Um grupo de aeroviários em greve faz neste momento um protesto no saguão do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. Segundo o presidente do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, Reginaldo Alves de Souza, 70% da categoria aderiram à greve iniciada na madrugada de hoje (22).

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 28 voos registraram atraso entre as 6h e as 10h. Por volta das 11h, havia 15 voos atrasados e sete foram cancelados, além disso há filas em todos os balcões de check-in, menos no da empresa Avianca.

Segundo Alves de Souza, a paralisação ocorre só na capital. A categoria quer 9% de reajuste salarial e 15% de aumento no piso. Foi recusada a proposta do sindicato patronal de 6,17% de reajuste salarial e 10% de correção do piso.

Ele informou que às 12h os aeroviários vão suspender a greve porque haverá uma reunião de conciliação no início da tarde (13h) no Tribunal Regional do Trabalho. Às 17h, a categoria fará uma nova assembleia para analisar a proposta que deve ser apresentada na reunião de conciliação.

A diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marlene Ruza, que representa pilotos e comissários, disse que às 14h a categoria decide, em assembleia na frente do Aeroporto de Congonhas, se entrará em greve.

Edição: Talita Cavalcante