Paraná registra maiores temperaturas do ano

21/12/2011 - 19h25

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Em várias localidades do Paraná foram registradas hoje (21) as temperaturas mais altas do ano. De acordo com o radar do Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar), os termômetros marcaram 39,3 graus Celsius (ºC) em Antonina, litoral do estado. Em União da Vitória foi o dia mais quente desde 1997: 34,3 °C. Em Palotina os termômetros marcaram 37,8 ºC; Guarapuava 31,7 ºC e Francisco Beltrão 34,3 ºC.

De acordo com o Simepar, o calor continua na Região Sul, enquanto uma nova frente fria avança da Argentina para o Uruguai. O forte calor que predominou nesta quarta-feira no Paraná deixou as taxas de umidade baixas no estado - os índices de umidade do ar ficaram abaixo de 35 % em todas as regiões.

O serviço de meteorologia alerta que com o tempo estável, calor extremo e o solo seco pela estiagem há risco de formação de focos de incêndio na metade oeste e no norte do estado.

O calor continua nesta quinta-feira (22) no Paraná. O sol novamente predomina e as temperaturas apresentam rápida elevação durante o dia em todas as regiões. Uma frente fria avança logo pela manhã do Uruguai para o Rio Grande do Sul.

A previsão do Simepar é tempo abafado, com chance para pequenos aglomerados de nuvens e chuva rápida, bem pontual entre o centro e leste, no período da tarde.

Edição: Fernando Fraga