Jader Barbalho deve tomar posse no dia 28 no Senado

20/12/2011 - 20h20

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Mesa Diretora do Senado decidiu designar o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) para relatar o processo que pode resultar na posse de Jader Barbalho no Senado. O ex-governador do Pará, que foi impedido de tomar posse por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa, conseguiu na semana passada a liberação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para ser diplomado e empossado no cargo de senador.

Jader Barbalho deverá tomar posse no mandato no próximo dia 28 de dezembro, em nova reunião da Mesa Diretora, na qual será apreciado o parecer do senador João Claudino. Se for favorável à posse, Jader assumirá o mandato no lugar da hoje senadora Marinor Brito (PSOL-PA).

Caberá ao relator do processo examinar os documentos apresentados por Jader Barbalho ao Senado, entre eles, o ofício do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) comunicando à Casa a retotalização dos votos determinada pelo STF. Jader foi diplomado na última sexta-feira (16) pelo TRE-PA e, agora, espera sua posse no Senado Federal.

Edição: Fernando Fraga