Hemorio promove campanha solidária para doação de sangue em Copacabana.

18/12/2011 - 15h37

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Quem passou pela orla de Copacabana, zona sul do Rio, na manhã deste domingo (18) recebeu um pedido inusitado de um Papai Noel vestido a caráter: doar sangue. Com duas tendas montadas no calçadão, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) promoveu, durante todo o dia, a ação "Solidariedade É Prática! Doe Vida, Doe Sangue!".

Segundo a diretora da Fundação Pró-Hemorrio, de apoio à instituição, Simone Silveira, o objetivo é aumentar os estoques de sangue para atender à demanda do período dos feriados prolongados, como o réveillon, quando o número de doadores diminui cerca de 50% e o número de acidentes com vítimas graves nas estradas aumenta.

“A proposta é falar com a população sobre a importância da regularidade das doações. Também mostrar que o Hemorio não é apenas um serviço de coleta de sangue. O hemocentro é referência no diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas, como anemia falciforme, leucemia, hemofilia, linfoma, entre outras. Queremos firmar uma parceria de longo prazo com os cariocas e amigos do Rio pela vida".

O hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, maternidades e unidades de tratamento intensivo.

Para doar sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. É necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.  

Edição: Graça Adjuto