Parlamento da Itália aprova voto de confiança em plano de austeriade

16/12/2011 - 12h55

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - O Parlamento italiano deu hoje (16) voto de confiança ao plano de austeridade proposto pelo primeiro-ministro do país, Mario Monti. O voto de confiança, aprovado por 495 contra 88, acelera a adoção do plano, que pode ser submetido à votação formal pela Câmara ainda esta noite.

O plano contém medidas para reduzir o déficit de cerca de 30 bilhões de euros até 2014. Entre as medidas estão o aumento de impostos – principalmente sobre bens imobiliários e de luxo (aviões particulares, barcos e carros) –, e o aumento da idade e do período de contribuição para a aposentadoria.

O plano ainda tem que passar pelo Senado italiano, o que pode ocorrer na próxima semana. O governo defende a aprovação das medidas para que o país consiga equilibrar o Orçamento até 2013 e acalmar os mercados.

Monti assumiu o governo em meados de novembro no lugar de Silvio Berlusconi, que deixou o cargo em meio à crise econômica que afeta a Itália. O país, junto com a Grécia, a Espanha, a Irlanda e Portugal, está entre as nações da zona do euro que enfrentam mais dificuldades econômicas.

*Com informações da Agência Lusa // Edição: Juliana Andrade