Secretaria de Aviação Civil acompanha negociações entre aeronautas, aeroviários e companhias aéreas

15/12/2011 - 12h00

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria Nacional de Aviação Civil está acompanhando as negociações entre aeroviários, aeronautas e companhias aéreas. Cerca de 15 mil funcionários que trabalham nos principais aeroportos do país prometem paralisar as atividades no próximo dia 22.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que recebeu o plano de contingência das empresas aéreas para o fim do ano, que prevê uma possível paralisação das categorias. No entanto, a Anac ainda não fez recomendações aos passageiros e às companhias. A agência alega que as negociações entre trabalhadores e empresas ainda estão sendo feitas. O plano de contingência é um documento obrigatório no qual as empresas descrevem possíveis problemas a serem enfrentados na época em que os aeroportos mais recebem passageiros e como irão atuar para resolvê-los.

Eles alegam que os empresários não querem atender à principal reivindicação da categoria de reajuste de 10% dos salários. Hoje (15) à tarde, no Rio de Janeiro, haverá uma reunião entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) e representantes das empresas.

Em outubro, funcionários que trabalham nos principais aeroportos do país fizeram uma manifestação de 48 horas em protesto contra o modelo de privatização do setor definido pelo governo federal. Na ocasião, a área de cargas foi a mais afetada pela manifestação.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil dará uma coletiva hoje à tarde para tratar da concessão de aeroportos à iniciativa privada.

Edição: Lílian Beraldo