Mesmo elevada, arrecadação de novembro interrompeu série de recordes mensais

15/12/2011 - 16h35

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez no ano, a arrecadação das receitas federais não bateu recorde. Segundo a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, o resultado de novembro só não bateu o recorde mensal da série histórica porque novembro de 2009 foi um mês atípico, por causa da transferência de depósitos judiciais para o Tesouro.

Mesmo assim, ela considerou o resultado do mês passado compatível com o que a Receita esperava. “Isso deve levar o crescimento da arrecadação no ano para 11%, 11,5%”. Os dados divulgados hoje (15) pela Receita Federal mostram que a arrecadação em novembro somou R$ 78,968 bilhões, aumento de 6,39% em relação a novembro do ano passado, descontada a inflação. Na comparação com outubro deste ano, a arrecadação caiu 8,38%, em termos reais.

De acordo com a Receita, os fatores que contribuíram para o resultado da arrecadação no mês passado estão ligados aos principais indicadores macroeconômicos, como massa salarial (que avançou 15,6%), produção industrial (+0,88%) e vendas de bens e serviços (+8,1%).

A expectativa da Receita é arrecadar ainda mais em 2012, mas a secretária adjunta admitiu que não será fácil, diante do cenário de dificuldades da economia mundial e dos reflexos da crise externa no Brasil. “A Receita procurará ajustar cada vez mais sua forma de trabalhar para conseguir fazer frente às demandas do governo, para que a gente possa responder às necessidades do país em investimento e custeio. Vamos ter um bom desafio em 2012 e vamos trabalhar para responder a esse desafio”.

De janeiro a novembro, a arrecadação somou 873,275 bilhões, alta de 11,69% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado, também considerando a evolução da inflação medida pelo indicador oficial, o Índice de preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).

Edição: Vinicius Doria