Duas comissões da Câmara rejeitam pedidos de convocação de Pimentel

14/12/2011 - 11h43

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As comissões de Relações Exteriores e de Desenvolvimento Econômico da Câmara rejeitaram hoje (14) requerimento de convocação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. No requerimento, os deputados solicitavam a presença de Pimentel para prestar esclarecimentos sobre informações que o envolvem em tráfico de influência no período de 2010.

Ontem (13), a Comissão de Fiscalização do Senado derrubou requerimento propondo a convocação do ministro. Na semana passada, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara também rejeitou um requerimento propondo a presença de Pimentel.

De acordo com informações publicadas em vários veículos da imprensa, ele manteve uma empresa de consultoria que detinha contratos com órgãos do governo de Minas Gerais e do governo federal. Os atos ocorreram depois de Pimentel ter deixado a prefeitura de Belo Horizonte e pouco antes de assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A base aliada alega que não há necessidade de convocação do ministro porque as acusações contra Pimentel se referem ao período em que ele não ocupava cargo público.

Edição: Juliana Andrade // A matéria e o título foram atualizados às 12h06