Defesa Civil carioca ganha mais agentes comunitários para o trabalho de prevenção em áreas de risco

13/12/2011 - 16h49

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro ganhou hoje (13), um reforço de 1.566 agentes comunitários para o trabalho de prevenção nas áreas de risco do município. Eles foram capacitados para atuação em suas comunidades, auxiliando na evacuação de áreas quando houver situação de risco aos moradores, como alagamentos, deslizamentos de encostas e desabamentos. Os agentes vão integrar o sistema de alerta de chuvas fortes e receberão via mensagem de texto pelo celular o panorama climático da cidade.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, os agentes também terão a função divulgar as medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Paes enalteceu a nova turma formada pela Defesa Civil e também também destacou a importância dos serviços que serão prestados por eles à população. “Nós vamos cada vez mais dedicar tempo a isso. Vocês[agentes comunitários] são absolutamente importantes nesse processo, porque é quem garante a confiança das pessoas no sistema de saúde. O que a gente está fazendo a partir de agora é salvar vidas”, disse.

O subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, anunciou que o carioca vai ganhar, ainda este ano, mais um instrumento que vai alertar os motoristas sobre as vias alagadas. Réguas de medição de enchentes serão instaladas em pontos críticos da cidade, a começar pela Praça da Bandeira, fazendo com que eles evitem esses locais durante uma chuva forte.

 

Edição: Aécio Amado