Bandeira da Palestina é hasteada na sede da Unesco

13/12/2011 - 14h48

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A bandeira da Palestina foi hasteada hoje (13), pela primeira vez, na sede da Organização as Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (Unesco), em Paris, na França. O hasteamento é uma celebração à integração da Palestina entre os membros da Unesco, que ocorreu em outubro e gerou reações dos Estados Unidos, que suspenderam os repasses para a agência.

A cerimônia de hoje contou com as presenças do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, da presidenta da conferência geral do órgão, Katalin Bogyay. Também participaram os presidentes do Conselho Executivo da entidade, Alissandra Cummins, e dos grupos regionais.

A Palestina foi eleita integrante da Unesco em 31 de outubro, durante a sessão 36ª da conferência geral. A eleição contou com o apoio do governo brasileiro. Em discurso, a presidenta Dilma Rousseff saudou o ingresso dos palestinos no órgão. A Unesco foi a primeira agência da Organização das Nações Unidas (ONU) a admitir a Palestina como um membro pleno.

Edição: Juliana Andrade