Comissão de Orçamento adia mais uma vez votações dos relatórios setoriais

12/12/2011 - 20h27

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional adiou mais uma vez o inicio das votações dos dez relatórios setoriais da peça orçamentária para 2012. Como não houve acordo para começar a votação na noite de hoje (12), o presidente da comissão, senador Vital do Rego (PMDB-PB), suspendeu a reunião e convocou outra para amanhã (13), a partir das 10h30.

Mesmo com os adiamentos, Vital do Rego garantiu que na quinta-feira (15) concluirá as votações dos dez relatórios setoriais. Segundo ele, na próxima semana será votado o relatório final a ser apresentado pelo relator-geral, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). “O Orçamento está em trabalho de parto. Hoje conseguimos ler mais um relatório setorial”, disse.

Vital do Rego declarou que não colocou nenhum relatório setorial em votação porque ainda não há acordo para suas votações. “Eu não posso colocar em votação, sem acordo, porque se alguém pedir verificação de quórum, a sessão cai. Então estou preferindo suspender as sessões até chegar a acordos para as votações”.

“O Orçamento é uma peça extremamente nervosa na sua construção. Existem interesses diversos. Temos que ter calma para fechar um acordo que viabilize sua aprovação”, disse o presidente da comissão.

Em relação à inclusão do reajuste para o Poder Judiciário, Vital do Rego disse que ainda não existe nada sobre o assunto. Segundo ele, o governo permanece inflexível aos ajustes. “Se abrir a fresta para o Judiciário, abre-se a porteira de reajuste para todas as categorias. O Congresso está sensível ao Judiciário, mas está atento às preocupações do governo”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado