Em Santarém, plebiscito ocorre de forma tranquila, mas muitos eleitores demoram para votar

11/12/2011 - 12h00

Karine Melo
Enviada Especial da EBC

Santarém (PA) – Em Santarém, terceiro maior colégio eleitoral do Pará, a votação no plebiscito que pode desmembrar o estado em três (Pará, Carajás e Tapajós) ocorre de forma tranquila. A cidade é a principal candidata ao posto de capital de Tapajós, caso a criação da unidade federativa seja aprovada. Homens do Exército e das polícias Federal, Civil e Militar estão mobilizados para garantir a segurança durante a votação, mas até agora nenhum problema foi registrado.

No município, que tem 219 mil eleitores, foram instaladas 770 urnas eletrônicas. No Colégio Rio Tapajós, que concentra o maior número de eleitores do município, as filas começaram cedo. A votação ocorre com tranquilidade, mas de forma demorada, principalmente no caso dos idosos. Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto e muitos levaram apenas o título de eleitor.

A minha vida inteira votei só com o título, não sei o que está acontecendo. Moro longe e não quero voltar para casa para buscar o documento. Vou falar com algum fiscal, senão tiver jeito, não vou votar”, disse a dona de casa Francisca Pereira, 61 anos.

Outro problema é que muitos eleitores esquecem o número que devem digitar na urna eletrônica. Os equipamentos estão programados para exibir duas perguntas. A primeira pergunta é: Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós? Em seguida, aparecerá no painel a pergunta: Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás? O eleitor deve digitar 55, se a resposta for não, e 77, se for sim, para cada uma das perguntas.

Para agilizar a contagem de votos de áreas de difícil acesso, foram instalados 26 pontos de transmissão via satélite nessas localidades, que enviarão os dados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Edição: Juliana Andrade