Verão não terá futebol, churrasquinho e queijo de coalho nas praias do Rio

09/12/2011 - 15h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O churrasquinho e o queijo de coalho estão entre os alimentos que foram banidos das praias cariocas neste verão. A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) do município deu início, na manhã de hoje (9), à Operação Verão, que tem entre os objetivos coibir o comércio informal de alimentos nas praias do Rio. Além de reprimir a ação dos vendedores ambulantes, 581 guardas muinicipais também vão fiscalizar a proibição da prática de esportes na faixa de areia das 8h às 17h. A operação vai até março do ano que vem, quando termina a estação de veraneio.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, a novidade deste ano são as cadeiras de mais de 3 metros de altura, que permitem que os fiscais tenham uma visão melhor das praias. "Nessas plataformas, os agentes podem ter uma visualização melhor de qualquer irregularidade e fazer uma abordagem dos banhistas e, com isso, fazer um trabalho mais extenso e abrangente".

Outra novidade é o Manual da Praia, publicação que será distribuída aos banhistas. O manual traz informações como os tipos de alimento que poderão ser vendidos nas areias pelos ambulantes e as atividades que não poderão ser praticadas, como passear com cachorro e jogar futebol.

Alex Costa acredita que o maior desafio será mudar a cultura das pessoas em relação á praia. "A gente não quer reprimir e tirar do carioca o seu ambiente de lazer mais democrático da cidade, mas é necessário haver uma ordem. Nós podemos ter ordem com diversão, respeitando o direito do próximo".

A Operação Verão ocorre desde 2009 nas praias da zona sul, como Copacabana e Ipanema. Este ano, a ação se estenderá às praias da zona oeste, como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Em toda orla, a operação contará com 41 tendas para fiscalização e orientação dos banhistas, além de reboques, automóveis, quadriciclos e patinetes elétricos.

Edição: Vinicius Doria