Ocupação hoteleira para o réveillon na capital fluminense já supera 90%, calcula associação

09/12/2011 - 14h23

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pesquisa divulgada hoje (9) pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro, mostra que a ocupação hoteleira para as festas de réveillon na capital fluminense já atingiu 90,39% dos quartos.

Segundo o presidente da entidade, Alfredo Lopes de Souza Júnior, houve um crescimento real, porque, embora seja a mesma média registrada em igual período do ano passado, “houve um aumento na oferta de unidades”.

Cerca de 500 quartos foram somados aos 30 mil disponíveis na cidade para ocupação. Até o momento, os locais mais procurados são Ipanema e o Leblon, com 97,67% de reservas, seguidos pelo centro, Flamengo e por Botafogo (97%).

Copacabana, onde a prefeitura promove a tradicional festa de réveillon na Avenida Atlântica, tem 94,67% dos quartos reservados. A Barra da Tijuca aparece com a menor procura (72,5%).

Considerando o que costuma ocorrer no setor, em que “o mercado deixa para efetuar as reservas em cima da hora”, a expectativa de Alfredo Lopes é ultrapassar os 95% de ocupação na capital, no fim de semana de 31 de dezembro.

Segundo ele, em todo o estado do Rio de Janeiro, os índices de ocupação estão bastante elevados, tanto nas cidades litorâneas como nas serranas. “Tem cidades que já estão com quase 100% de ocupação. É o caso de Conservatória”, disse, ao se referir ao município do sul-fluminense conhecido como a Cidade da Seresta.

“Eu diria que, no estado, estamos na faixa de ocupação de 80%”, informou Lopes. A meta é alcançar uma ocupação em torno de 90% em todo o estado neste período do ano.

Edição: Juliana Andrade