Tiririca estreia na presidência de comissão da Câmara dos Deputados pedindo atenção para o circo

08/12/2011 - 15h18

Priscilla Mazzenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Eleito com mais de 1 milhão de votos nas eleições do ano passado, o deputado federal Tiririca (PR-SP) presidiu hoje (8), pela primeira vez, uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A Comissão de Educação reuniu-se, por sugestão de Tiririca, para discutir a concessão de alvarás para circos.

Durante a reunião, Tiririca lembrou sua trajetória, que começou, justamente, em um circo, ainda criança. “Comecei aos 8 anos e fiquei até os 30. Sei da dificuldade. O circo é a maior cultura que temos, é cultura popular. Precisa de apoio do governo federal e dos governos estaduais”, disse.

Na audiência, a burocracia na concessão de alvarás para circos foi criticada. Atualmente, as prefeituras exigem, pelo menos, 18 documentos para conceder uma permissão para o funcionamento de um circo.

Tiririca disse estar esperançoso de que a audiência possa sensibilizar os deputados quanto ao tema. “Um palhaço de circo, sendo o deputado mais votado do país, está chegando e fazendo barulho”, comentou. “O circo está vivo e não pode deixar de existir.”

Edição: Lana Cristina