Ministra de Relações Institucionais comemora semana de vitórias para o governo no Congresso

08/12/2011 - 19h28

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As vitórias consecutivas do governo na Câmara e no Senado deixaram a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, feliz. Ela, inclusive, transmitiu hoje (8) ao Congresso Nacional, após a aprovação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), “os parabéns” da presidenta da República, Dilma Rousseff.

“A presidenta Dilma me pediu especialmente que pudesse vir agradecer a todos os senadores e senadoras”, disse. “Foi uma bela semana, vitoriosa. E o Congresso Nacional está de parabéns. Enquanto nós vivemos um momento em que em outros países os governos não têm o apoio de seus parlamentos, o Brasil tem uma parceria positiva, benéfica”, completou a ministra.

Além da PEC, que era considerada tema prioritário para o governo, a semana também foi marcada pelas aprovações do novo Código Florestal e do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, destinando mais recursos para a saúde. As três votações eram consideradas polêmicas e terminaram de acordo com as negociações feitas pela base governista.

A expectativa do governo é manter a mesma união da base aliada para a votação, em segundo turno da PEC da DRU, que está marcada para o dia 20 de dezembro. Tanto Ideli Salvatti, como o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), estão confiantes na articulação política que tem sido feita para garantir quórum e maioria para aprovar a matéria sem sobressaltos. “Esta foi uma vitória importante. A base estava unida e agora vai estar unida para a votação em segundo turno”, disse Jucá ao fim da votação.

Segundo ele, o governo mostrou a relevância do assunto e convenceu os senadores da base aliada a votarem favoravelmente à proposta. O líder negou qualquer negociação por cargos ou emendas parlamentares alegando que já não há mais cargos ou emendas para serem distribuídos.

A oposição, que não fez qualquer tipo de obstrução e até ajudou para que a votação acabasse cedo, garantiu que também não irá criar problemas para a próxima votação. “Não temos o que fazer, vai votar a DRU no dia 20”, declarou o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR). Apesar disso, os oposicionistas se recusaram a fazer um acordo para quebra de interstícios que propiciaria ao governo votar a PEC em segundo turno antecipadamente.

 

Edição: Aécio Amado