Ata do Copom reforça que inflação deve ficar próximo do centro da meta em 2012

08/12/2011 - 9h17

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As projeções de inflação no cenário de referência e no de mercado diminuíram e estão ao redor do valor central da meta em 2012. A avaliação está na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada hoje (8). Na reunião, o comitê decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 11% ao ano. A taxa é usada como instrumento para controlar a inflação no país.

Para o terceiro trimestre de 2013, as projeções de inflação mantém-se ao redor do valor central da meta, no cenário de referência, e acima, no de mercado.

O cenário de referência leva em conta as hipóteses da cotação do dólar em R$1,85 e da taxa Selic em 11,5% ao ano. Nesse cenário, a projeção para a inflação de 2011 se elevou em relação ao valor considerado na reunião do Copom de outubro e se encontra acima do valor central de 4,5% para a meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No cenário de mercado, que leva em conta as trajetórias de câmbio e de juros de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC, a projeção de inflação para 2011 também se elevou e se encontra acima do valor central da meta para a inflação.

“No cenário central com que trabalha o Copom, a taxa de inflação se posiciona em torno da meta em 2012”, informa a ata.

Edição: Juliana Andrade