Anvisa proíbe distribuição e venda de lote de açúcar cristal da marca Levesucar

08/12/2011 - 14h09

Da Agência Brasil

Brasília - Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (8) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e comercialização em todo o país do açúcar cristal marca Levesucar, com data de validade de 4/2013, distribuído por Silveira Comércio e Negócios de Açúcar Ltda, Ribeirão Preto (SP).

Laudo do Instituto Adolfo Lutz constatou a presença de grânulos irregulares com formatos diversos de partículas metálicas que indicam "falha na adoção de boas práticas de fabricação".

Os primeiros casos de denúncia de contaminação de açúcar com fragmentos metálicos surgiram em Minas Gerais, em julho passado. De acordo com a Anvisa, a depender da dimensão e formato desses fragmentos, pode haver lesão no trato gastrointestinal do consumidor.

Desde então, a Anvisa orientou as vigilâncias sanitárias a intensificar a atividade de fiscalização das unidades beneficiadoras de açúcar.

Em outra resolução, a Anvisa determinou a interdição cautelar do lote 8014L JL 116 do produto canela da China em pó, marca Kinino, data de validade 6/7/2012, distribuído por RH do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, de São José do Rio Preto (SP). O produto continha fragmentos de insetos, segundo a resolução.

Foi interditado ainda o amendoim marca Primor, data de validade 30/06/2012, produzido pela empresa Alimentos Primor Ltda, de Campo Belo (MG), por conter aflatoxinas acima do permitido pela legislação sanitária.

 

 

Edição: Lílian Beraldo