Gleisi Hoffmann destaca importância da imprensa do interior na descentralização da informação

06/12/2011 - 22h53

Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - Ao participar hoje (6) do 1º Congresso dos Diários do Interior do Brasil, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ressaltou o trabalho feito pela imprensa regional para levar a informação às populações que vivem distantes dos grandes centro urbanos. Para a ministra, o governo da presidenta Dilma Rousseff deve continuar com a "descentralização no trato com a imprensa", que começou no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Gleisi Hoffmann, o governo sabe da importância crescente dos jornais locais e que isso reflete o processo de inclusão que ocorre no interior do país. "O governo tem consciência do prestígio crescente dos jornais locais, e a presidenta Dilma Rousseff tem um compromisso fundamental em continuar prestigiando [esses veículos]. A inclusão deve vir acompanhada do direito à informação", destacou. "A importância da mídia regional está diretamente ligada à qualidade de seus profissionais e também ao sentimento de familiaridade com o leitor", completou.

O objetivo do encontro, que ocorre até sexta-feira (9), em Brasília, é criar uma marca de identificação dessas mídias regionais para que elas possam ser reconhecidas nacionalmente, mas sem perder o foco no regional. Juntos, esses jornais têm uma tiragem de 4 milhões de exemplares, com um público leitor estimado 20 milhões de pessoas.

O congresso reúne 226 profissionais, diretores e editores de jornais regionais dos estados da Bahia, do Espírito Santo, de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

 

Edição: Aécio Amado