Ministério da Pesca doa lanchas para fiscalização de infrações ambientais na costa do Rio de Janeiro

05/12/2011 - 20h46

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro da Pesca, Luiz Sérgio, doou hoje (5) 14 lanchas para fiscalizar a costa do Rio de Janeiro de infrações ambientais, como a pesca predatória e vazamentos de óleo. Foram 11 lanchas para a Marinha, duas lanchas para o Instituto Estadual de Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) e uma para o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

O ministro da Pesca disse que o trabalho de fiscalização de combate às ações de pesca predatória são feitas pelos órgãos federais em conjunto com o Inea, por isso as doações ao órgão estadual. "Aqui no Rio de Janeiro, a atividade relativa à pesca é uma ação conjunta com o Inea. Então, junto com outros órgãos como o Ibama, a Marinha e a Capitania dos Portos, vamos convergir esforços utilizando esses equipamentos públicos de excelente capacidade de trabalho”.

De acordo com o secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, a doação vai ajudar o Inea, já que em algumas ações de combate contra infrações, o órgão tem dificuldades de acesso. ”Muitas vezes nós nos associamos ao Ibama para fazer ações de pesca predatória. O que no caso é em alto mar e não temos condições, não temos equipamento”.

Minc disse ainda que o número crescente de empresas se instalando no estado, faz com que aumente o risco de irregularidades ambientais. “Muitos barcos, petroleiros e navios estão aumentando suas produções. Além disso, temos as siderúrgicas e portos. Então, muitas vezes os barcos trocam a água de lavagem de lastro, poluem as baías. E a gente não está tendo como fiscalizar”.

 

Edição: Rivadavia Severo