Comunidades carentes do Rio recebem campanha de combate à dengue e participam de gincana

03/12/2011 - 14h38

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Comunidades carentes do Rio de Janeiro receberam hoje (3) ações de prevenção e combate à dengue. As ações fazem parte da campanha 10 Minutos Contra a Dengue, do governo estadual, que visa a conscientizar a população a dedicar dez minutos por semana para buscar, em suas próprias casas, focos de proliferação do mosquito, como potes com água parada, e eliminar esses focos.

Na Rocinha, comunidade da zona sul da cidade, foram mobilizadas centenas de agentes de saúde e voluntários, para conscientizar moradores por meio da distribuição de panfletos e de mais de 22 mil capas para cobrir caixas d’água. Também foram recolhidos pneus, garrafas PET e materiais recicláveis abandonados, que podem servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Já nas comunidades do Salgueiro, São Carlos, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e Turano, foi realizada mais uma etapa da gincana 10 Minutos Contra a Dengue. Segundo a coordenadora da ação, Maria de Lourdes Guimarães, da Secretaria Estadual do Ambiente, a gincana tem por objetivo mobilizar as comunidades, por meio de uma competição, que envolve a realização de tarefas como a gravação de vídeos, a composição de músicas, a produção de peças teatrais, o recolhimento de lixo reciclável e a criação de uma brigada contra a dengue na comunidade. “A gente espera, com esse nosso trabalho, sensibilizar a comunidade para que ela dê um destino correto para seu lixo doméstico e que ajude a acabar com os futuros criadouros do mosquito Aedes aegypti”, disse.

Ao todo, 17 comunidades participam da gincana, que se encerra no dia 10 de dezembro. Todas as favelas ganharão ecopontos para a coleta de lixo reciclável. A vencedora da gincana sediará uma festa, com apresentação musical, no dia 17 de dezembro.

Edição: Lana Cristina