Rio de Janeiro é atingido por rajadas de vento superiores a 76 km/h

01/12/2011 - 20h44

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A aproximação de uma frente fria deixou o tempo instável na região metropolitana do Rio, durante a tarde de hoje (1º), após um pico de temperatura de 39 graus Celsius (ºC) ao meio-dia. As rajadas de vento chegaram a 75 quilômetros por hora (km/h) no Aeroporto Santos Dumont e a 76 km/h em Copacabana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Por causa da ventania, o tráfego de veículos na Ponte Rio-Niterói precisou ser organizado em comboios, com batedores da empresa que administra a via, para forçar a redução da velocidade a 30 km/h, por medida de segurança.

O mar ficou bastante agitado, forçando pequenas embarcações a buscar abrigo em locais seguros. Algumas árvores não aguentaram a força do vento e caíram, afetando a rede elétrica de forma isolada. No centro da cidade, a queda de uma árvore nas imediações da Praça Tiradentes forçou desvios no trânsito.

A previsão do Inmet para amanhã (2) é que o tempo ficará nublado com períodos de céu claro, com temperatura mínima de 18 ºC e máxima de 31 ºC. Para sábado, as condições devem permanecer as mesmas, com uma ligeira queda na temperatura mínima, que ficará em 14 ºC.

Edição: Lana Cristina