Chevron diz que poço interditado pela ANP responde por menos de 10% da produção

01/12/2011 - 21h15

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A empresa petrolífera Chevron divulgou nota no início da noite de hoje (1º) sobre a notificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que a obrigou a suspender a produção em um dos poços que explora, no Campo de Frade, na Bacia de Campos.

A Chevron esclareceu que a produção vai continuar e especificou que o poço interditado corresponde a menos de 10% da produção total diária, de 79 mil barris de petróleo. O motivo alegado pela ANP para determinar o encerramento do poço foi o de acumulação de gás sulfídrico, um subproduto natural do processo de produção de petróleo e gás.

Para o especialista em energia e infraestrutura Adriano Pires, o fato demonstra que o comportamento da ANP melhorou. “Ela está mais ativa, fiscalizando com maior precisão. Mas continua o desafio que o caso Chevron mostrou: Nós temos, mais do que mudar a legislação no Brasil, capacitar os órgãos responsáveis pela fiscalização. Cada vez mais o petróleo vai ser produzido no mar e a profundidades cada vez maiores.”

 

Edição: Aécio Amado