Campanha leva para a Central do Brasil stand de teste rápido de detecção da aids

01/12/2011 - 19h37

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promoveu hoje (1º) várias ações de prevenção para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A campanha Fique Sabendo, por exemplo, tem como objetivo tirar dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e estimular o público a fazer testes rápidos de detecção do vírus HIV. Os estandes foram montados na estação de trem Central do Brasil, de grande concentração de público, no centro do Rio.

De acordo com superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do estado, Alexandre Chieppe, os estandes têm sala de coleta e local para atendimentos específicos, de acordo com cada caso. “Toda pessoa que vai fazer o teste passa por algumas etapas. Essas etapas envolvem um pré-aconselhamento, no qual é passado para ela, por exemplo, o que é a doença, o que é o teste, além de avaliar se a pessoa está preparada para fazer o exame, para receber o resultado”, disse.

Chieppe lembra que, quanto antes a doença for diagnosticada, mais cedo a pessoa terá acesso ao serviço de saúde para iniciar o tratamento. “O diagnóstico permite que pessoas portadoras do vírus [HIV] tenham acesso precoce ao serviço de saúde para que façam o tratamento. Mesmo para as pessoas que tenham o resultado negativo, é a oportunidade que a gente tem de conversar com elas e de explicar as formas de prevenção".

Apesar dos avanços tecnológicos, os números da aids ainda são preocupantes. Segundo o Ministério da Saúde, até junho foram registrados 608.230 casos no país. A taxa de mortes ficou estável, com cerca de 1,5 casos. No estado do Rio foram notificados 70,6 mil casos desde o início da epidemia, em 1982.

Edição: Vinicius Doria