Metalúrgicos fazem protesto em SP contra cobrança do IR sobre participação nos lucros

30/11/2011 - 10h45

Da Agência Brasil

São Paulo - Terminou há pouco a manifestação organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC contra a cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre a participação nos lucros e resultados (PLR). Eles ocuparam a Via Anchieta, que liga a capital paulista ao litoral sul. Segundo a entidade, cerca de 10 mil trabalhadores participaram do protesto, no sentido São Paulo da rodovia, na altura da cidade de São Bernardo do Campo. O ato causou 5 quilômetros (km) de lentidão, segundo a Polícia Militar, e começou por volta das 8h.

Os manifestantes foram acompanhado por viaturas da PM e da Ecovias, empresa que administra a rodovia, e percorreram 5 km de maneira pacífica. Segundo a PM, às 9h, os manifestantes somavam cerca de mil pessoas, já o sindicato estima em 10 mil o número de trabalhadores que participaram da caminhada. Além dos metalúrgicos, o protesto contou com a presença de representantes do Sindicato dos Químicos do ABC e Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Os manifestantes alegam que a incidência de IR sobre a PLR é injusta, pois o imposto não é cobrado nas retiradas feitas pelos empresários sobre o lucro das empresas. Amanhã (1º), os presidentes dos três sindicatos irão entregar um abaixo-assinado ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e terão uma audiência com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência para reivindicar fim da cobrança.

Edição: Talita Cavalcante