Inmetro abre laboratórios para alunos de escolas da Baixada Fluminense

30/11/2011 - 17h37

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 2 mil alunos das redes particular, estadual e municipal de ensino de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conheceram hoje (30) os laboratórios do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em Xerém. A visita tem o objetivo de colocar os estudantes em contato com as tecnologias usadas para testar a qualidade dos produtos.

O presidente do Inmetro, João Jornada, disse que esse tipo de atividade é importante porque estimula nos jovens o interesse pelas pesquisas tecnológicas. Este é o segundo ano consecutivo do programa Inmetro de Portas Abertas, que, segundo ele, deverá levado para a outras unidades. "O Inmetro tem atividades delegadas em todo o Brasil, por meio dos Ipems (Institutos estaduais de Pesos e Medidas). Então, essa experiência aqui pode ser ampliada para todas as unidades", completou.

A programação teve como destaque, as atrações do planetário itinerante disponibilizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), que simula uma noite estrelada projetada. Nele, os estudantes conheceram mais sobre os movimentos celestes, os planetas do sistema solar, além da mitologia grega e as constelações.

 

Edição: Aécio Amado