Centrais sindicais fazem ato em São Paulo a favor da redução da Selic

29/11/2011 - 10h59

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Cerca de cem sindicalistas e integrantes de movimentos sociais promovem na manhã de hoje (29) um ato em defesa da redução da taxa básica de juros, a Selic, em frente ao prédio do Banco Central, em São Paulo. O ato é organizado, entre outras entidades, pela Força Sindical, Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) inicia a última reunião do ano para deliberar sobre a Selic. Atualmente a taxa está em 11,5% ao ano.

Para o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Copom deveria reduzir a Selic em pelo menos 1 ponto percentual, assim o órgão daria uma demonstração de que está preocupado com a manutenção do nível de crescimento do país. “Queda de juros, aumento de salário, aumento do salário mínimo, isso põe o Brasil no caminho do crescimento. Com os juros altos, a crise na Europa e nos Estados Unidos vai acabar chegando aqui”, ressaltou.

Um dos líderes do PDT na Câmara, Paulinho da Força também falou sobre a situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Para ele, a crise envolvendo o ministro já passou e Lupi deve permanecer no ministério por mais um tempo, mas deixar o cargo antes da reforma ministerial prevista para o início do ano que vem.

Edição: Talita Cavalcante