No Chile, mineiros fazem greve por tempo indeterminado

28/11/2011 - 15h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mineiros chilenos começaram hoje (28) uma greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores das minas do país reclamam que os empresários violam a legislação trabalhista, cometendo irregularidades nos processos de contratação de mão de obra. A liderança do movimento é dos trabalhadores da Mina Collahuasi, no Norte do Chile, que concentra as maiores minas de cobre do país.

O Chile é o maior produtor de cobre do mundo, responsável por 33% da produção mundial. Apenas da Mina Collahuasi são extraídas 380 mil toneladas do metal por dia.

Em comunicado, o sindicato que representa os trabalhadores em minas informou que as “tensões entre empregados e empresas” se acumulam e prejudicam o setor. O sindicado disse ainda que, mesmo se houver demissões, a paralisação será mantida.

Nos últimos dias, várias paralisações foram convocadas pelos mineiros. A mobilização de hoje é a terceira do ano (as anteriores ocorreram em 30 de julho e 29 de outubro). Em 2010, os trabalhadores da Minas Collahuasi fizeram uma greve que durou mais de um mês para discutir um novo acordo coletivo de trabalho.

A mineração é uma das principais atividades econômicas do Chile. É, também, um setor que preocupa por causa das condições de trabalho. Em agosto do ano passado, 33 pessoas ficaram presas a 700 metros de profundidade, em uma galeria da Mina San José, no Deserto de Atacama (Norte do Chile). A operação de resgate durou dois meses e, ao fim, todos foram retirados com vida. Na ocasião, os mineiros reclamaram das condições de trabalho, reivindicaram mudanças e conseguiram obter do governo garantias de que o setor passaria por uma reforma.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur

Edição: Vinicius Doria