Eleitores comparecem em massa para votar no Egito surpreendendo autoridades

28/11/2011 - 14h10

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O chefe da Comissão Eleitoral do Egito, Abdel Moez Ibrahim, disse hoje (28) que o número de eleitores participando das votações superou o esperado pelas autoridades egípcias. As eleições parlamentares ocorrem em etapas e são realizadas no momento em que há uma série de protestos e manifestações contrários ao governo. A previsão inicial era de 41 milhões de eleitores.

"Fomos surpreendidos pelo número de eleitores que é superior ao previsto", disse Ibrahim. Segundo ele, as votações ocorrem sem registros de problemas graves embora o clima de tensão esteja presente nas principais cidades egípcias. "Não há problemas de segurança até agora, graças a Deus. Essa era a nossa principal preocupação."

Ibrahim disse que a tendência é que algumas zonas eleitorais funcionem além do horário estimado devido a dificuldades técnicas pontuais. As eleições legislativas vão decorrer em várias etapas, a primeira das quais começou hoje e abrange nove das 27 províncias do país, incluindo as duas maiores cidades, Cairo e Alexandria.

Mais de 10 mil candidatos disputam as eleições parlamentares para 444 cadeiras da Assembleia Nacional no Egito que ocorrem em três zonas eleitorais distintas em nove províncias. No Cairo e em Alexandria, a segunda maior cidade do Egito, os eleitores votam a partir de hoje. Mas há um segundo turno previsto para o dia 5.

Dois terços dos parlamentares serão decididos por um sistema proporcional com base de uma lista partidária. O terço restante será composto pelos candidatos mais votados, em um sistema de maioria absoluta.

As eleições para as 180 cadeiras do Conselho da Shura (conselho constitucional) estão marcadas para 29 de janeiro do próximo ano e a eleição presidencial deve ocorrer até junho de 2012. Nas votações de hoje será a primeira vez os egípcios que moram no exterior poderão votar.

 


*Com informações da agência pública de notícias, Lusa  //    Edição: Lílian Beraldo