Parlamento do Irã aprova lei que reduz relações diplomáticas, econômicas e comerciais com a Grã-Bretanha

27/11/2011 - 16h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O Parlamento do Irã  aprovou hoje (27) uma lei que reduz as relações diplomáticas e econômicas com a Grã-Bretanha. A medida foi aprovada por 179 votos dos 206 presentes. O Parlamento iraniano tem 290 cadeiras. A decisão é uma reação às sanções adotadas unilateralmente pelos britânicos aos iranianos devido às suspeitas de produção de armas nucleares no país.

Pela lei, o Ministério das Relações Exteriores do Irã deve reduzir em duas semanas os contatos com a Grã-Bretanha. Os contatos se referem às relações diplomáticas. Também há orientações para limitar ao mínimo as relações econômicas e comerciais com os britânicos.

A lei deve ser submetida ainda à votação do Conselho dos Guardiães – o equivalente a uma espécie de Conselho Constitucional – antes de ser executada. Paralelamente, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, voltou a negar ontem (26) a fabricação de armas nucleares no país.
  
Ahmadinejad defendeu o desenvolvimento de um programa nuclear no país, argumentando que esse tipo de energia “é uma das mais limpas do mundo”, lembrando que pode ser utilizada em “diferentes setores da medicina, indústria e agricultura”.

 


*Com informações da agência estatal de notícias do Irã, Irna, e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo