Militares confirmam eleições parlamentares no Egito para segunda-feira

24/11/2011 - 11h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito confirmou hoje (24) que as eleições parlamentares no país ocorrerão na próxima segunda-feira (28), apesar das manifestações e da onda de violência que atingem várias cidades egípcias. A decisão foi anunciada pelo general Mahmoud Shaheen em declaração divulgada pelas emissoras locais de televisão.

“Não haverá adiamento das eleições. As eleições ocorrerão na data prevista”, disse Shaheen. O general Mukhtar El Mallah acrescentou que os egípcios devem se concentrar nas eleições, e não nos protestos.

Mallah disse ainda que atender à reivindicação dos manifestantes para a demissão imediata da Junta Militar é “uma traição à confiança depositada nas nossas mãos pelo povo”. “Não vamos abandonar o poder por causa de uma multidão que grita palavras de ordem. Estar no poder não é uma bênção, é uma maldição. É uma responsabilidade muito pesada”, disse.

Desde o último dia 19, várias manifestações tomam conta das principais cidades egípcias. O centro dos protestos é a Praça Tahrir, no Cairo. O local virou símbolo de revoltas desde a saída do então presidente Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro deste ano. Os manifestantes exigem que o atual governo transfira o poder para os civis.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade