Greve geral em Portugal provoca cancelamentos e atrasos em voos

24/11/2011 - 7h37

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em Portugal, a greve geral marcada para hoje (24) provocou o cancelamento de 121 dos 140 voos programados pela TAP, a maior empresa do ramo no país. De acordo com informações da companhia aérea, 17 voos foram reprogramados. Pelo menos 80% dos passageiros receberam a informação com antecedência, segundo a TAP.

Especialistas disseram que os impactos da greve geral serão observados em todos os setores da sociedade e da economia de Portugal. Nos principais aeroportos do país, aderiram à paralisação os sindicatos que representam os trabalhadores de assistência em terra, os tripulantes de cabine e os que integram a comissão que faz o controle aéreo.

A greve geral foi convocada por todas as centrais sindicais de Portugal, depois que o governo anunciou um pacote com medidas de austeridade. Os sindicalistas temem os cortes de salários e o fim de benefícios, como os bônus concedidos no final do ano.

As medidas de austeridade são uma exigência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a concessão de empréstimo para o pagamento da dívida interna.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante