Receita Federal e PF farão operação padrão nas fronteiras e aduanas

23/11/2011 - 21h27

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Delegados, peritos e auditores-fiscais da Receita Federal, além de agentes e servidores administrativos da Polícia Federal (PF) farão uma operação padrão nas regiões de fronteira e aduana amanhã (24).

De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapref), os servidores reivindicam a implantação do adicional de fronteira e de difícil provimento, o fim da terceirização dos serviços da PF, o fim das perseguições a representantes sindicais e servidores, além de uma política de enfrentamento ao assédio moral.

A federação disse que a operação padrão alcançará todos os postos de fronteira e bases fluviais instaladas em rios estratégicos que cortam a Amazônia, vindos de países vizinhos. Além disso, servidores da PF de 12 estados e do Distrito Federal farão manifestações em frente ao Ministério da Justiça.

O adicional do salário aos agentes que trabalham nas fronteiras faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em junho pela presidenta Dilma Rousseff. O plano também prevê duplicação do efetivo operacional e melhoria das instalações. De acordo com a Fenapref, com o corte de R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2011, o Ministério da Justiça informou que a maioria das ações só começará em 2012.

Edição: Rivadavia Severo