Gabrielli reforça necessidade de investir em segurança para evitar acidentes com petróleo

23/11/2011 - 17h21

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse hoje (23) que a empresa tem um sistema permanente de normas e procedimentos de prevenção para evitar que acidentes ocorram. Gabrielli não quis se pronunciar sobre o vazamento da Chevron e considerou irrelevante definir o quanto a Petrobras investe em segurança.

“É irrelevante o valor do investimento em segurança, porque o principal não é o valor do investimento. O problema principal é a prevenção do acidente, é evitar que ele ocorra. O mais importante é a atitude que a empresa tem que ter de evitar um acidente”, disse o presidente da estatal, durante o 5º Fórum Brasileiro de Executivo de Finanças de Óleo e Gás.

Gabrielli disse que o desafio é trabalhar o conceito de segurança na empresa como um todo, tornando isso parte da rotina. “Nós temos que estar frequentemente preocupados em prevenir acidentes. Isso significa mudar a cultura da operação. Tem que ter procedimentos que sejam cada vez mais rígidos. Além disso, tem que se fazer com que a consciência do risco operacional seja permanente em todas as dimensões do trabalho. Você pode ter o melhor investimento do mundo, mas se não tiver procedimentos, se não tiver cultura em prevenção, o acidente ocorre”.
 

Edição: Rivadavia Severo