Filho de Khadafi será julgado na Líbia com o apoio do Tribunal Penal Internacional

23/11/2011 - 6h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tribunal Penal Internacional (TPI), vinculado às Nações Unidas, autorizou a Justiça da Líbia a conduzir o julgamento de Saif Al Islam, filho do ex-líder Muamar Khadafi, capturado no dia 19 na fronteira com o Níger. Ontem (22), o ministro da Justiça e Direitos Humanos da Líbia, Mohammed Allagui, reuniu-se com o procurador do TPI, Luis Moreno-Ocampo, e recusou-se a entregar Islam para a Justiça internacional.

Moreno-Ocampo está em Trípoli, capital líbia, para reuniões com as autoridades do país sobre os julgamentos de Islam e do ex-chefe dos Serviços Secretos da Líbia Abdallah Al Senoussi, cuja captura não foi confirmada. O filho de Khadafi era considerado seu sucessor natural e responsabilizado por vários crimes também atribuídos ao pai, como as violações aos direitos humanos.

Em decorrência de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Líbia está obrigada a cooperar com o TPI. Mas a medida não inclui a questão dos julgamentos. O julgamento de Islam e Senoussi na Líbia gera polêmicas porque organizações não governamentais temem a falta de isenção.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto