Inmet prevê chuva forte e queda de granizo no Paraná e em Santa Catarina

22/11/2011 - 8h29

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para hoje (22) chuva forte com queda de granizo em áreas isoladas do Paraná e em Santa Catarina, devido a uma frente fria que se desloca pelo oceano na altura da Região Sul. No Rio Grande do Sul devem ocorrer pancadas de chuva no norte, nordeste e centro.

Boletim do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) mostra que, nas últimas 24 horas, as chuvas atingiram todas as regiões do estado. Os volumes mais elevados ocorreram entre o oeste e o noroeste, com registros próximo dos 60 milímetros. No leste, a chuva teve curta duração e intensidade moderada.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) avisa que entre hoje e amanhã (23) um sistema de baixa pressão situado no litoral do estado de São Paulo, associado a uma frente fria, provocará ventos intensos, que podem atingir de 50 a 70 quilômetros por hora (km/h) no litoral catarinense.

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, o mar deve ficar agitado, com ondas de 2,5 metros a 3 metros entre Florianópolis e o litoral norte. Essa condição, de acordo com Gilsânia, desfavorece a navegação de pequenas embarcações e atividades de pesca.

A temperatura na Região Sul varia entre 12 graus Celsius (°C) e 28°C. Em Curitiba, onde o mês de novembro está sendo o mais frio desde 1997, hoje a temperatura apresenta ligeira elevação e os termômetros já marcam 19ºC.

Edição: Juliana Andrade